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O poder mudou de mão

Você, assim como eu, deve se lembrar como era o processo de compra antes da Internet. Comprar produtos e serviços se dava uma forma bastante peculiar.

Éramos atraídos por uma série de eventos cuja principal característica era a audiência, ou seja, quanto mais o seu produto ou serviço era visto e suas características apresentadas mais aumentava sua chance de vender.

Neste caso o fundamental era aumentar o interesse. Se nosso interesse surgisse saímos em busca do produto ou do serviço. Este processo proporcionava ao vendedor o poder na transação, já que ele detinha todas as informações que nós precisávamos para poder comprar, ou “decidir” pela compra.

Mas agora tudo é muito diferente, inclusive e, principalmente o processo de compra. Não compramos mais da forma que comprávamos antes, o processo de compra mudou.

Estamos na era digital, onde a compra é decidida bem antes do vendedor se apresentar a nós. Segundo pesquisas realizadas, mais de 50% do processo de compras já está realizado quando o cliente procura o vendedor.

Mudou a forma de fazer marketing e a forma de vender, tudo de uma vez só. E infelizmente muitos vendedores ainda não perceberam isto.

O que importa agora é a relevância que o produto ou serviço tem para o consumidor. Não adianta ficar “enchendo o cara” de informação desnecessária; é preciso despertar o interesse, a atenção e a curiosidade do consumidor.

A eficácia do processo de compra está pautada na capacidade de transformar o que é relevante sobre o negócio, o produto e o serviço em importância e utilidade para o cliente, despertando assim seu interesse em comprar.

Vale lembrar ainda que neste contexto somente preço não é suficiente para despertar a atenção do cliente, é necessário demonstrar o conteúdo que você está oferecendo.

O marketing de resultado, sendo assim, encontra na internet o ambiente ideal para que o fornecedor possa monitorar e identificar que tipo de consumidor está acessando e o que ele procura.

O marketing pela internet além de trazer resultados mensuráveis, oferece valor ao cliente, pois, entre outras coisas, permite que ele compare suas expectativas com o conteúdo oferecido e o preço que ele irá pagar.

O marketing pela internet, ou marketing digital proporciona várias vantagens tanto para o cliente quanto para o fornecedor e por isso mesmo tem crescido muito. Sua grande vantagem é que ele muda o paradigma da mão única, onde o consumidor fica à mercê do fornecedor.

Isto significa, de fato, que o marketing digital faz com que o poder mude de mão.

Até…

ABOUT THE AUTHOR

Moacir Martins Jr.
Prof. Moacir Martins Junior atua como strategic adviser – conselheiro estratégico, em empresas industriais e de serviços. Em mais de 35 anos de experiência na área empresarial, tem se destacado pelos resultados e pela forma assertiva de conduzir suas metodologias de aconselhamento e consultoria nas empresas que assessora.

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