10jan

A Bola da Vez

Implementar soluções para tornar a gestão mais ágil, para melhorar o desempenho e diminuir os custos é o desafio de todas as organizações neste momento tão complicado que estamos vivendo.

A Gestão por Processos, neste contexto, é fundamental para as empresas cuja necessidade de otimizar os recursos é premente. Apesar de já ter me referido sobre o tema há algum tempo, ele nunca se mostrou tão atual como agora.

Não é raro encontrar empresas que compram “soluções” e que acabam “implantando” problemas. Isto se deve ao fato de que, na maioria das vezes, não são feitas as análises com foco nos processos.

Qualquer solução, por mais inovadora e automatizada que seja não trará a solução desejada se esta não estiver alinhada com as necessidades mapeadas nos processos.

A Gestão por Processos envolve a administração dos recursos de forma integrada, e não apenas tornar as atividades “mais rápidas”. O cuidado neste caso é de não dar maior velocidade aos erros.

Um Sistema de Gestão por Processos é efetivo quando as atividades-chave são mapeadas detalhadamente e analisadas com critério para conhecer seus impactos e seus reflexos em toda a organização.

São cinco, as etapas fundamentais para estabelecer uma Gestão por Processos:

  1. Mapear e definir os processos e suas inter-relações funcionais.
  2. Padronizar os processos.
  3. Auditar os processos e sua performance.
  4. Tratar as falhas e promover a melhoria.
  5. Padronizar o processo melhorado.

Os maiores benefícios conseguidos com a implementação de uma Gestão por Processos são:

  1. Conhecer em detalhes as atividades e suas inter-relações.
  2. Monitorar o desempenho.
  3. Reduzir o desperdício.
  4. Integrar e comprometer as pessoas com o resultado.

A Gestão por Processos orienta as empresas para pensar e repensar seus processos de forma a atender as necessidades das partes interessadas, otimizando os recursos e melhorando continuamente a qualidade e os resultados.

Estamos vivendo, sem sombra de dúvida, um dos momentos mais propícios para mudar paradigmas e a gestão por processos, neste contexto, se apresenta como essencial para buscar a melhoria dos resultados. Essa é a bola da vez.

Até…

ABOUT THE AUTHOR

Moacir Martins Jr.
Prof. Moacir Martins Junior atua como strategic adviser – conselheiro estratégico, em empresas industriais e de serviços. Em mais de 35 anos de experiência na área empresarial, tem se destacado pelos resultados e pela forma assertiva de conduzir suas metodologias de aconselhamento e consultoria nas empresas que assessora.

Leave A Comment