10jan

Mil e uma utilidades

O título pode ter levado você a pensar que se trata de alguma propaganda que renasceu das cinzas, mas não é bem isso.

Existem certas ferramentas que foram criadas para solucionar problemas ou mesmo para prover de recursos sistemáticos a gestão das empresas e que de tão simples e eficazes acabaram por se transformar em “ferramentas” de utilização nos mais variados campos do cotidiano.

Uma delas, criada na década de 20, portanto há muito tempo, se tornou das mais conhecidas e que até hoje é aplicada para o controle das atividades das organizações em geral no mundo todo.

O ciclo do PDCA ou ciclo de Deming, em alusão àquele que popularizou seu uso – apesar de não ser o seu idealizador, é o método mais amplamente utilizado para a melhoria e controle dos processos, padronização das informações e para a solução de problemas.

PDCA das palavras inglesas plan, do, check, e action, que significam planejar, fazer, verificar e agir (corretivamente) é um ciclo dinâmico que pode ser aplicado em todas as etapas e em todos os níveis organizacionais.

Desde a implementação dos processos estratégicos, até a análise crítica das atividades operacionais, o ciclo do PDCA fornece condições para o gestor verificar o desempenho e a melhoria das ações implementadas seja qual for a atividade desenvolvida.

O PDCA pode ser aplicado em todas as áreas de qualquer organização, seja de que porte for e em qualquer atividade.

Além disso, sua aplicação não se resume às organizações empresariais, podendo ser utilizado em diversas atividades, como por exemplo: na construção ou reforma residencial ou ainda para o planejamento e acompanhamento de uma viagem internacional.

Uma metodologia profissional que pode ser de muita utilidade fora do âmbito empresarial.

Até…

ABOUT THE AUTHOR

Moacir Martins Jr.
Prof. Moacir Martins Junior atua como strategic adviser – conselheiro estratégico, em empresas industriais e de serviços. Em mais de 35 anos de experiência na área empresarial, tem se destacado pelos resultados e pela forma assertiva de conduzir suas metodologias de aconselhamento e consultoria nas empresas que assessora.

Leave A Comment