09maio

UM NOVO CONHECIMENTO

A capacitação tem sido a chave que abre as portas para os profissionais no mercado. Cada vez mais, as organizações buscam pessoas que estejam atualizadas e principalmente conectadas com o que acontece no mundo.

Até um tempo atrás, a capacitação estava focada nos aspectos técnicos e tecnológicos da profissão e das atividades que os profissionais desenvolviam em suas empresas.

Mas, esta realidade tem mudado significativamente. Já não é o bastante a formação técnica. Apenas apresentar “o cartucho” de um MBA na sua área de formação não significa que você tem conhecimento suficiente para enfrentar os novos desafios.

A “bola da vez” chama-se relacionamento. As organizações estão buscando além do conhecimento técnico, profissionais com capacidade relacional.

Tenho sido chamado pelas organizações para “conversar” com líderes e gestores sobre a necessidade de desenvolver um relacionamento transparente, ético e assertivo com seus clientes.

Nessas empresas, muitas vezes, encontro profissionais com uma grande capacidade técnica, mas cujo resultado tem sido comprometido pela forma com que eles estão lidando com seus clientes.

A capacidade, ou competência relacional é uma inteligência identificada nos profissionais que conseguem um resultado efetivo em suas equipes de trabalho por meio de atitudes equilibradas e que transmitem confiança a todos os membros do grupo.

Características como autocontrole e adaptabilidade aos mais diversos ambientes e desafios, também são claramente verificadas nesses profissionais.

Desenvolver a capacidade de relacionamento tem sido importante no ambiente organizacional, pois permite ao líder identificar e compreender de forma mais clara as necessidades, competências e aptidões dos profissionais que compõem o seu time.

O profissional que possui uma maior capacidade relacional, quando à frente de uma negociação, por exemplo, terá maior probabilidade de sucesso, uma vez que estará mais preparado para identificar as necessidades e as expectativas do outro.

Nesta situação, um profissional com capacidade relacional desenvolvida consegue interagir de forma mais madura com os envolvidos no processo, de modo a evitar conflitos e conseguir atingir seus objetivos com maior eficácia.

Pesquisas apontam que mais de 80% do sucesso de qualquer empreendimento advém da capacidade relacional de seus gestores.

Do ponto de vista da inovação, inúmeros trabalhos têm demonstrado que as organizações que criam capacidade relacional em seu ambiente, estão à frente das demais, pelo fato de que elas conseguem expandir suas fronteiras de relações com e entre os stakeholders para criação de valor.

Ao olharmos para o ambiente em que vivemos, seja no contexto das empresas, da família ou da sociedade como um todo, verificamos a importância de rever nossa capacidade relacional.

Vivemos um importante momento para transformar nossa forma de fazer negócios, de inovar e de nos relacionarmos com o outro, mas isso só será possível na medida em que adquirirmos esse novo conhecimento – o de aprender mais sobre nossos relacionamentos.

Até…

ABOUT THE AUTHOR

Moacir Martins Jr.
Prof. Moacir Martins Junior atua como strategic adviser – conselheiro estratégico, em empresas industriais e de serviços. Em mais de 35 anos de experiência na área empresarial, tem se destacado pelos resultados e pela forma assertiva de conduzir suas metodologias de aconselhamento e consultoria nas empresas que assessora.

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