Quando as equipes não funcionam
É praticamente impossível que no mundo moderno as empresas consigam adquirir um grau elevado de competitividade a partir de equipes desagregadas.
A questão do trabalho conjunto é de fundamental importância, uma vez que o desenvolvimento se faz pelo somatório das competências. Já foi o tempo, ou melhor, nunca foi o tempo do “sabe tudo” do “dono da verdade”.
Equipes são pessoas com os mesmos objetivos e que atuam no cumprimento das metas cooperando umas com as outras.
Quando essa sinergia deixa de existir o fracasso é iminente e de nada adianta um ou dois fazendo um grande esforço se a participação não for de todos – compartilhada. Falhar como equipe é uma forma de comprometer o resultado da empresa e consequentemente prejudicar a todos.
Tenho acompanhado o trabalho de equipes de sucesso e posso afirmar, com certeza, que elas possuem um comprometimento coletivo com o resultado e isto é o que faz a diferença.
Por outro lado, também tenho visto que muitas equipes, apesar da boa vontade de seus membros, não conseguem atingir suas metas. Neste caso, várias são as razões que concorrem para isso e pela minha experiência posso citar algumas das mais importantes.
- Falta de objetividade no estabelecimento das metas.
Essa é uma forte razão que leva ao fracasso das equipes. A pressa e a falta de entendimento do que realmente é importante para se atingir o resultado compromete a direção a ser seguida.
- Falta de foco e de comprometimento para mudar.
Querer mudar é essencial para participar de uma equipe que deseja alcançar o sucesso. Membros dispersos, com posturas negativas em relação ao trabalho e isolados do grupo atrapalham o andamento e prejudicam o resultado final.
- Falta de Liderança
A base para o funcionamento da equipe é um Líder eficaz. É a liderança que conduz o time para atingir seus objetivos. O papel do Líder é de servidor. A falta de liderança é sentida nas atitudes incoerentes, pela falta de domínio do Líder e muitas vezes pela sua omissão.
A liderança ruim também é sentida nos momentos em que é exigida uma presença firme em relação ao cumprimento de prazos e etapas do projeto e o Líder simplesmente se esquiva das suas responsabilidades de acompanhamento e de cobrança da responsabilidade dos demais membros da equipe.
As verdadeiras equipes são muito mais do que algumas pessoas reunidas por suas afinidades, isto na verdade não passa de um grupo de pessoas.
Como diz o ditado, assim como um amontado de tijolos não é uma parede, um amontoado de pessoas não é uma equipe.
Talvez seja essa uma das principais razões de quando as equipes não funcionam.
Até…