O poder mudou de mão
Você, assim como eu, deve se lembrar como era o processo de compra antes da Internet. Comprar produtos e serviços se dava uma forma bastante peculiar.
Éramos atraídos por uma série de eventos cuja principal característica era a audiência, ou seja, quanto mais o seu produto ou serviço era visto e suas características apresentadas mais aumentava sua chance de vender.
Neste caso o fundamental era aumentar o interesse. Se nosso interesse surgisse saímos em busca do produto ou do serviço. Este processo proporcionava ao vendedor o poder na transação, já que ele detinha todas as informações que nós precisávamos para poder comprar, ou “decidir” pela compra.
Mas agora tudo é muito diferente, inclusive e, principalmente o processo de compra. Não compramos mais da forma que comprávamos antes, o processo de compra mudou.
Estamos na era digital, onde a compra é decidida bem antes do vendedor se apresentar a nós. Segundo pesquisas realizadas, mais de 50% do processo de compras já está realizado quando o cliente procura o vendedor.
Mudou a forma de fazer marketing e a forma de vender, tudo de uma vez só. E infelizmente muitos vendedores ainda não perceberam isto.
O que importa agora é a relevância que o produto ou serviço tem para o consumidor. Não adianta ficar “enchendo o cara” de informação desnecessária; é preciso despertar o interesse, a atenção e a curiosidade do consumidor.
A eficácia do processo de compra está pautada na capacidade de transformar o que é relevante sobre o negócio, o produto e o serviço em importância e utilidade para o cliente, despertando assim seu interesse em comprar.
Vale lembrar ainda que neste contexto somente preço não é suficiente para despertar a atenção do cliente, é necessário demonstrar o conteúdo que você está oferecendo.
O marketing de resultado, sendo assim, encontra na internet o ambiente ideal para que o fornecedor possa monitorar e identificar que tipo de consumidor está acessando e o que ele procura.
O marketing pela internet além de trazer resultados mensuráveis, oferece valor ao cliente, pois, entre outras coisas, permite que ele compare suas expectativas com o conteúdo oferecido e o preço que ele irá pagar.
O marketing pela internet, ou marketing digital proporciona várias vantagens tanto para o cliente quanto para o fornecedor e por isso mesmo tem crescido muito. Sua grande vantagem é que ele muda o paradigma da mão única, onde o consumidor fica à mercê do fornecedor.
Isto significa, de fato, que o marketing digital faz com que o poder mude de mão.
Até…